Aprender Português!

O desempenho acadêmico e social na sua experiência como estudante estrangeiro passa pela capacidade de se comunicar bem, para isso, estudar português é muito importante.

A maioria das universidades que recebem estudantes de outros países oferecem cursos de Português para estrangeiros. Vale a pena fazer esse investimento.

Além de se matricular num curso queremos te dar algumas dicas para te ajudar no seu aprendizado.

O Bolg  Native Portuguese dá as seguintes dicas:

  1. Acesse conteúdo nativo do seu interesse diariamente sem falta

Torne o processo fácil (utilize seu telefone celular), tudo sem traduções.

Fazendo isso você vai melhorar a compreensão, velocidade de leitura (assistindo filmes legendados em Português), parte oral e escrita escutando Podcasts, entrevistas e lendo artigos em voz alta.

Utilize conteúdo em Português que você goste, isso é CRUCIAL, muitas pessoas se resumem a aprender o idioma e nada mais, o objetivo é que você use o Português como uma ponte para alcançar coisas que farão uma diferença positiva na sua vida.

  1. Aproveite o seu tempo morto para praticar Português

Faça de conta que você está vivendo no Brasil, tenha contato com o idioma nem que seja 1 hora por dia, no começo recomendo que você passe 80% do tempo ouvindo, já depois de ter um nível de compreensão alto pode baixar pra 60% e passar os outros 40% pra ler, falar e escrever em Português.

Ok, o seu celular já está em Português? Troque tudo pra Português, algo que utilizei pra aprender Inglês, Espanhol e agora utilizo pra o Francês é escutar Podcasts, para Português recomendo dois em particular, Podcast Café Brasil e GV Cast.

Geralmente escuto as pessoas dizendo que a única forma de aprender um idioma é viajando ao país que se fala o idioma, concordo em parte com isso, já vi muitas pessoas que moraram no Brasil mas ainda fala muito ¨Portunhol¨, o segredo pra aprender um idioma é disciplina, motivação e imersão, se eu viajo pra o Brasil mas passo a maior parte do tempo falando Espanhol não vou aprender a falar Português, é de extrema importância que você fale, vocalize bem as palavras e faça com que as pessoas te entendam.

Lembre de duas coisas muito importantes…

  1. NÃO SE APRENDE A CANTAR APENAS ESCUTANDO MÚSICA
  2. TUDO QUE GERA BENEFÍCIO NO COMEÇO É DIFÍCIL

E então, você tem tempo disponível pra aprender muito Português e se sentir mais confiante na hora de falar?

  1. Utilize as ferramentas disponíveis na internet

Sempre que começo a dar aulas particulares de Português a primeira coisa que faço é pedir pra o estudante baixar alguns aplicativos e salvar algumas páginas nos favoritos em seu navegador

Existe uma variedade imensa de páginas que você pode utilizar pra melhorar o seu Português e falar como um nativo do Brasil, por exemplo:

Spotify + MusiXmatch – Música com letras

Dicio.com.br – Dicionário em Português

Forvo.com – Pronunciação de palavras e frases

MyLanguageExchange.com pra encontrar pessoas pra praticar por Skype

Tudo isso são formas pra dinamizar o processo de aprendizagem, use a sua criatividade pra tornar o processo cada vez mais divertido =D.

 

4.Disciplina, motivação e imersão é o fator chave pra aprender um idioma

Bom, não é novidade que pra qualquer coisa que você queira aprender a fazer bem demanda muito tempo, cada pessoa se motiva de uma forma diferente pra aprender algo, eu particularmente tentei aprender Inglês várias vezes e não conseguia, finalmente encontrei uma metodologia muito interessante e isso fez com que eu me dedicasse mais a aprender o idioma, depois disso muitas portas se abriram e ficou muito mais fácil pra aprender qualquer outra coisa.

  1. Não tenha vergonha de falar, se exponha ao máximo

Muitas pessoas tem vergonha de falar por conta da maneira que eles aprendem o idioma, com um professor aí ao lado corrigindo uma palavra a cada 10 segundos, é ÓBVIO que isso vai matar a sua confiança na hora de falar, até mesmo no seu próprio idioma.

Utilize sempre que possível as palavras e expressões nativas do Brasil que você aprendeu, são muitas expressões que ensino nos vídeos e se você não praticar com certeza vai esquecer de todas elas, por isso ABRIR A BOCA e bater papo com as pessoas que falam Português é a melhor forma de se divertir e aprender ao mesmo tempo.